top of page

Como Surgiu :

A Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira foi fundada em 06 de abril de 1953, pelo Decreto 0223 da administração do então prefeito Américo Renê Giannetti. A Escola Municipal da Vila Formosa, que funcionava em uma casa alugada na Rua Hematita, nº. 181 , no Bairro Caiçara, passou a se chamar Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira em homenagem a Monsenhor Artur de Oliveira, que teve a vida dedicada à educação em Minas Gerais.

Quem Foi Monsenhor Artur de Oliveira ?

Monsenhor Artur de Oliveira nasceu em São João Del Rei, em 1885 e teve a vida dedicada à  educação, ocupando cargos de destaque em algumas importantes instituições de ensino. Foi Reitor do Colégio Mineiro, hoje E. E. Milton Campos e Presidente da Casa do Pequeno Jornaleiro, entidade filantrópica fundada pela Sra. Darci Vargas . 

E.M.M.A.O Hoje : 

A Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira possui 26 turmas e aproximadamente 700 alunos , distribuídos em 11 salas de aula. Possui laboratório de informática, biblioteca, sala de multimeios e ginásio poliesportivo. A escola atende aproximadamente 300 estudantes em tempo integral no Programa Escola Integrada - PEI. No turno da manhã são atendidos aproximadamente 360 estudantes do 3° ciclo (do 6° ao 9° ano), e uma turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA no Centro de Referência da Pessoa Idosa - CRPI. À tarde são atendidos 275 estudantes dos 1º. e  2°. ciclos (do 1° ao 5° ano) e à noite são atendidos em torno de 75 estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. A escola conta com uma sala pólo de Atendimento Educacional Especializado - AEE para atendimento aos/às estudantes com deficiência.  A escola possui uma equipe muito competente, com professores/as qualificados/as, profissionais dedicados, pais atuantes, presentes e estudantes com grande potencial em desenvolvimento. A escola tem como um dos seus principais pilares a Educação para a diversidade, em respeito às identidades que constituem a sociedade brasileira. A pedagogia de ações afirmativas, a visão humanizada de nosso/a estudante e o respeito aos diferentes ritmos de desenvolvimento são essenciais para a consolidação de uma educação pública de qualidade. A Comunidade Escolar da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira elegeu para a o triênio de 2018/2020 a professora Celma Aparecida Morais e o professor Júlio César de Pádua Silva. A Escola desenvolve muitos projetos pedagógicos pautados na lógica Construtivista com a missão de formar sujeitos críticos, autônomos e capazes de mudar sua realidade e da sociedade. Aprendizagem do letramento e desenvolvimento do raciocínio lógico pautados na formação humana e inclusiva. A escola é uma referência e apoia projetos como o Programa Escola Aberta - PEA como política pública de socialização e promoção da saúde e bem-estar de nossas crianças, adolescentes e demais membros da Comunidade Escolar . 

bottom of page